Impressionismo no Brasil

No Brasil, o impressionismo surgiu nas obras de Eliseu Visconti (1866 – 1944) e Georgina de Albuquerque (1885 – 1962). Eliseu, por exemplo, participou da decoração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Mesmo sendo um homem da cidade, Eliseu Visconti pintava um universo natural. Uma obra em que o estilo impressionista está presente é a tela “Esperança”, de 1916. A vida de Visconti pode ser dividida em duas fases. A primeira é marcada por um pintor sem personalidade estabelecida. A segunda fase, na qual ele se casa com Louise, o artista se apropria de novas técnicas e retrata sua esposa e seus filhos. Por exemplo, nas telas “Louise” e “Figura Feminina”, Visconti pinta sua mulher.

Nas melhores obras de Eliseu, percebe-se desenhos diáfanos, sem contornos. Em “Paisagem Copacabana – Ladeira dos Tabajaras” (Museu FAAP), percebe-se o quanto ele gostava de retratar paisagens antes de se casar.

Georgina de Albuquerque recebeu inúmeros prêmios durante sua vida de pintora. Além de pintar retratos e naturezas-mortas, ela desenhava nus, cenas do cotidiano e paisagens.

As principais obras de Georgina estão no Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro e na Pinacoteca em São Paulo. A obra, vista pelos críticos como mais fabulosa de Georgina, é a tela “Árvore de Natal”, de 1916. Se reparar bem na pintura percebe-se o rosto sério de uma menina segurando uma boneca. Outra garota no fundo aponta para a árvore. As expressões faciais são nítidas e transmitem diferentes sensações para quem observa a tela.
Georgina Albuquerque gostava de pintar interiores e fazia com notável equilíbrio de ambiente. Em sua tela “Carnet de baile”, de 1918, Georgina expressa sua delicadeza ao pintar com apenas com duas cores, o preto e o branco.

~ por Tiago Piontekievicz em 29/05/2009.

Uma resposta to “Impressionismo no Brasil”

  1. Muito bom🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: